8 Coisas que você não sabia sobre sua boca

Você sabia que a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa, assim como a impressão digital? Além disso, você já ouviu falar que por muito tempo o ofício de tratar os dentes era praticado pelos barbeiros e por curiosos.

Atualmente a odontologia conta com mais de 19 especialidades, por isso a profissão de dentista é repleta de curiosidades e fatos muito interessantes que possivelmente você não sabia, essa profissão é fundamental para nossa qualidade de vida e manutenção da saúde bucal de milhões de pessoas.

Então preparamos uma lista com 8 curiosidades da Odontologia, assim você irá conhecer mais sobre esse assunto importante, afinal uma boa saúde bucal pode evitar uma grande quantidade de doenças, que podem ser muito perigosas.

#1 A parte mais dura do corpo humano é o Esmalte Dental

Isso mesmo, a estrutura do esmalte dental é tão dura que tem sido estudada de forma que possa ser aplicada no desenvolvimento de aviões mais leves e resistentes.

#2 Mais de 50% dos idosos não têm dentes

O levantamento recente avaliou a saúde bucal de idosos com idade entre 65 e 74 anos. De acordo com a pesquisa a principal causa destes índices está diretamente ligada com a falta de medidas preventivas contra problemas comuns como a cárie.

#3 Produzimos quase 400 litros de saliva durante a vida

A saliva produzida dificulta a fixação de bactérias nos dentes, além de possuir anticorpos que nos ajudam na proteção contra doenças como a cárie.

#4 Depois do resfriado, a cárie é a doença mais comum do planeta

Apesar disso de acordo com os últimos levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde o número de casos tem diminuído ano após ano.

#5 O ideal seria usarmos 111 metros de fio dental por ano

Ainda assim a média do brasileiro não passa de 16,5 metros.

#6 Não quer ter AVC? Escove os dentes!

A ligação entre a saúde bucal e a do seu coração vem sido discutida há muito tempo, estudos recentes mostram que a boa escovação e o uso correto do fio dental ajudam a manter sua boca longe de bactérias capazes de causar o enrijecimento das artérias.

#7 A primeira escova de dentes da história foi feita há 5 mil anos

Apesar da simplicidade, o primeiro instrumento usado para escovar os dentes foi encontrado em uma tumba egípcia com cerca de 5 mil anos. O artefato seria um pequeno graveto com a ponta desfiada, formando uma escova.

#8 O maior dente humano do mundo pertenceu a um brasileiro

De acordo com a edição de 2011 do Guiness Book é do incisivo que media 5,2 centímetros e era de um brasileiro! O dente foi extraído por um dentista em Ilicínea, Minas Gerais, em agosto de 2009.

E aí? O que achou dessas curiosidades? Não deixe de compartilhar com os seus amigos! E, claro, seja diferente. Use mais de 100 metros de fio dental por ano e vá ao dentista a cada semestre. Cuide dos dentes e o seu sorriso será tão maravilhoso quanto você é

HORÁRIOS

Segunda a Sexta 9:00 – 12:00