Clareamento dentário: como funciona?

Um sorriso bonito, com dentes brancos e bem cuidados, passa uma boa impressão, aumenta a autoestima e até rejuvenesce! Mas o que fazer quando os dentes apresentam manchas ou uma coloração amarelada?

O clareamento dentário é um procedimento que pode eliminar as manchas, que são causadas pelo consumo de alimentos com corantes artificiais ou algumas bebidas — como vinho tinto, café, alguns tipos de chá. O cigarro também é um dos fatores que influencia o aparecimento de manchas escuras e o amarelamento dos dentes. O processo de envelhecimento também causa alterações na cor dos dentes, que vão ficando mais amarelados ou escuros. Nesses casos, o clareamento dentário também oferece bons resultados, com diminuição de 3 a 4 tons.

Mas o clareamento não é indicado para todos os casos de manchas nos dentes: os casos relacionados a excesso de contato com flúor, consumo de alguns antibióticos (como tetraciclina) ou por fatores genéticos normalmente não são resolvidos através do processo de clareamento. O procedimento pode ser feito pelo dentista, no consultório, ou pelo próprio paciente, em casa. Confira:

 

Clareamento profissional

O clareamento profissional, feito no consultório, utiliza um gel a base de peróxido de hidrogênio, numa concentração de até 35%. Esse gel é aplicado nos dentes pelo profissional e não deve entrar em contato com a gengiva ou as mucosas da boca, pois pode causar queimaduras. As moléculas do gel penetram nos dentes e quebram as moléculas dos pigmentos causadores das manchas. Sua ação é potencializada por uma fonte de luz (laser ou LED). O clareamento profissional geralmente é feito em duas sessões de cerca de 1 hora, com intervalo de 15 dias entre elas.

Clareamento caseiro

O procedimento de clareamento feito em casa utiliza um molde individual, que pode ser feito sob medida para os seus dentes ou de tamanho padrão, e um gel (normalmente peróxido de carbamida) numa concentração bem menor que o utilizado no clareamento profissional (15 a 20%). O molde com o gel deve ser utilizado por, pelo menos, seis horas por dia, por quinze dias, para começar a apresentar resultados. A maioria das pessoas utiliza o molde durante a noite. Esse processo pode causar queimaduras na gengiva e na mucosa da boca se o molde não estiver bem posicionado.

Cremes dentais branqueadores

Existem no mercado alguns cremes dentais que oferecem a promessa de branqueamento e clareamento dos dentes. Eles contêm agentes químicos que promovem um leve desgaste na superfície dos dentes e podem oferecer algum resultado em manchas superficiais. Seu efeito não pode ser comparado a um clareamento, e até mesmo uma limpeza profissional feita por um dentista pode oferecer resultados mais visíveis na remoção de manchas e clareamento dos dentes.

É importante ressaltar que os resultados obtidos com o clareamento, seja ele profissional ou caseiro, variam de acordo com cada pessoa. Alguns casos obtém um clareamento uniforme em vários tons, enquanto outras pessoas relatam um clareamento sutil nos dentes. Em todos os casos, é importante consultar seu dentista e tirar todas as suas dúvidas antes de realizar qualquer procedimento, especialmente os caseiros.

Cuidar bem dos dentes pode garantir um sorriso bonito e saudável, com dentes brancos e sem manchas. Aposte num processo seguro de clareamento com um profissional experiente, e tenha motivos de sobra para sorrir à toa!

O que você achou do post de hoje? Já fez algum procedimento de clareamento dentário? Conte pra gente nos comentários!

HORÁRIOS

Segunda a Sexta 9:00 – 12:00

14:00 – 19:00

Sábado 9:00 – 12:00

TELEFONES

  CLINICA SAGUAÇU

  (47) 3804-8666

  CLINICA RIO BONITO

  (47) 3437-0505

LOCALIZAÇÃO CLINICAS

SAGUAÇU

RIO BONITO

2017-09-20T20:04:39+00:00