Interdent
X

Quais os cuidados que devemos ter para manter os implantes dentários?

Quais os cuidados que devemos ter para manter os implantes dentários saudáveis.

A higienização de uma prótese sobre implante deve ser feita com o mesmo cuidado que higienizamos nossos dentes. Utilizando uma escova de dentes para remover a placa bacteriana das superfícies da coroa e o fio dental na região próximo a gengiva, entre os dentes. Em casos onde esse acesso é mais difícil, como em próteses fixas e pônticos, alguns utensílios podem auxiliar nesse processo, são eles:

Escova interdental:

Para a utilização dessa escova devemos ter uma atenção maior para que ela esteja realmente funcionando, suas cerdas devem penetrar levemente no sulco gengival para que o suporte da coroa, que fica entre o implante e o dente, seja limpo de forma adequada. Mantendo assim a região ao redor do implante sempre saudável.

Waterpik

Enxaguantes bucais:

O uso constante de enxaguantes bucais ajuda a evitar acúmulo de alimentos nas regiões de difícil acesso. Porém ele sempre deve vir acompanhado da higienização mecânica para que a remoção completa da placa bacteriana aconteça.

Visitas regulares ao dentista:

As visitas semestrais ao consultório do seu dentista são muito importantes para que se previna qualquer complicação com o implante. É recomendado que o acompanhamento radiográfico seja feito e quando possível, a remoção da coroa para a higienização completa da região periimplantar seja feita. Dessa forma conseguimos manter a região sempre saudável e diminuímos qualquer risco de complicações na região.

COMPLICAÇÕES DA HIGIENIZAÇÃO INCOMPLETA

A higienização incompleta de um implante pode servir para a entrada de várias doenças prejudiciais à saúde bucal, já que esta região acumula com uma certa facilidade resíduos e tártaros.

Infecções na gengiva ou, em casos mais graves, na região óssea do implante, podem aumentar os riscos de rejeição do material posicionado, prejudicando a fixação da coroa e do pino. A doença perimplantar é relacionada à infecção na região gengival, em que ocorre a inflamação de tecidos ao redor do implante, afetando sua estruturação e suporte. Ambos os quadros podem ser evitados com a higienização correta e eficaz dos dentes implantados.

Agora que já entendeu os cuidados que precisa ter com implantes, lembre-se sempre: uma boa escovação e o uso adequado do fio dental são os melhores caminhos para manter seus dentes limpos e saudáveis!

HORÁRIOS

Segunda – Sexta 9:00 – 12:00

14:00 – 19:00

Sábado 9:00 – 12:00

TELEFONES

  CLINICA SAGUAÇU

  (47) 3804-8666

  CLINICA RIO BONITO

  (47) 3437-0505

LOCALIZAÇÃO CLINICAS

SAGUAÇU

RIO BONITO

Categories: Sem categoria
Interdentadm :